Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de junho de 2018

VOSTOK: Ep.#32 "TEMPESTADE" (ALEKSANDR OSTRÓVSKI)



Aleksandr Ostróvski(1823-1886) é reconhecido como um dos fundadores do teatro russo. Dramaturgo prolífero escreveu cerca de 50 peças ao longo da sua vida, todavia é pouco lido e conhecido fora da Rússia. Contemporâneo de escritores importantes como: Tolstoi e Turguêniev, Ostróvski participou do movimento realista que refletiam a complexidade da gigantesca sociedade russa, submetida ao despotismo dos Czares e marcada pela miséria dos camponeses. Camponeses esses e sua vida rural que Aleksandr Ostróvski soube perfeitamente retratar em suas peças. Para ele, a vida rural russa, constituía a “verdadeira Rússia”.
Tempestade (1859) é um dos seus trabalhos mais expressivos. Uma peça em 5 atos que se passa em uma cidade fictícia a beira do rio Volga.
Após uma infância feliz, Katerina, uma moça recém-casada, começa a questionar suas decisões, ainda mais quando percebe a difícil convivência que a sogra lhe impõe. Com isso, Katerina se apaixona por Borís, um jovem rapaz que fora educado na cidade. Borís que vive sobre o jugo severo de um tio cruel, também se apaixona por Katerina, entretanto assim como uma “tempestade” simboliza um desencadeamento violento, esse relacionamento virá a ruir a vida de ambos os personagens.
EDITORA: PEIXOTO NETO
TRADUÇÃO: Denise Regina Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário