"ninguém poderá construir em seu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida, ninguém exceto tu, somente tu. Existem por certo, inúmeras verdades, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te do outro lado do rio; mas isto te custaria a tua própria pessoa, tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Para onde leva? Não perguntes, segue-o" (F. Nietzsche)
segunda-feira, 30 de julho de 2018
VOSTOK: Ep.#36 "POR QUE A CRIANÇA COZINHA NA POLENTA" (Aglaja Veteranyi)
Fala Galera!!!! Vídeo novo na área!!!!
Bora falar de literatura romena?!
Por que a criança cozinha na polenta é um romance autobiográfico da escritora romena Aglaja Veteranyi (1962-2002).
O livro é narrado por uma menina que nasceu em uma família circense. Seu pai é um palhaço, que não acredita em Deus e sonha em ser diretor de cinema. Sua mãe é uma acrobata que ganha a vida pendurado sobre os cabelos.
Com uma linguagem poética, Aglaja tece um romance primoroso que vai tocar em temas como a perda da inocência até, abuso sexual, alcoolismo, sempre mostrando o pano de fundo a sua pátria, uma Romênia calada sobre o julgo de um ditador. Essa família, sem pátria fixa, sem uma terra que possa chamar “sua”, sobre o excursionismo pela Europa, descobre que a sua língua é a sua pátria.
A narradora tem um grande sonho: “se tornar uma estrela de cinema”. Esse livro registra a perda da ingenuidade de uma menina que diante de tantos problemas, resiste com a sua infância. Todavia, descobrindo o seu corpo, seu próprio mundo, vivendo fortes sentimentos, se vê absorvida pela grande ilusão que o mundo a oferece. Aglaja fixa na mente do leitor a imagética que essa obra oferece: “O descobrir”.
EDITORA DBA
TRADUÇÃO: Fabiana Macchi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário