"ninguém poderá construir em seu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida, ninguém exceto tu, somente tu. Existem por certo, inúmeras verdades, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te do outro lado do rio; mas isto te custaria a tua própria pessoa, tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Para onde leva? Não perguntes, segue-o" (F. Nietzsche)
terça-feira, 13 de fevereiro de 2018
VOSTOK: Ep.#15 "CONTOS DE TENETZ" (YORDAN RADITCHKOV)
A Bulgária nunca foi um país badalado e talvez nunca o será. Isto e principalmente sua antiquíssima cultura de encruzilhada entre três continentes a convertem numa terra cheia de segredos, descobertas e surpresas;
A civilização mais antiga da Europa existiu na Bulgária. Os búlgaros são talvez o único povo que inventou três escritas diferentes: os signos búlgaros (ainda por decifrar), o alfabeto glagolítico e o cirílico. A literatura búlgara é uma das mais antigas da Europa e do mundo. A literatura búlgara tem cerca de 2.000 mil anos de existência. Em português circulam dezenas de palavras búlgaras, entre as quais, tzar, bugre, sabre.
Nessa Bulgária, antiga e pouco conhecida entre lusófonos, nasceu Yordan Raditchkov. (1929-2004). Autodidata, e Jornalista, Radichkov criou a maior parte de seu trabalho sob o regime totalitário comunista. Ele é comparado com Kafka por suas imagens universais e Gabriel García Márquez por seu universo mágico. Yordan Raditchkov escreveu mais de 60 obras, entre novelas, roteiros de filmes, romances, notas de viagens e peças teatrais. Começou a publicar em 1949.
Nesse livro de Contos encontramos um feliz encontro de três componentes fundamentais: a literatura medieval búlgara, a narrativa folclórica e a sensibilidade moderna. Ele é um narrador nato. Sua arte de contador de histórias flui com tal naturalidade e amenidade que faz pensar em magia.
LIVRO: CONTOS DE TENETZ
EDITORA: THESAURUS
NÚMERO DE PÁGINAS: 125
TRUDUÇÃO: RUMEN STOYANOV e ANDERSON BRAGA HORTA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário